Grupo Trampulim

Página Inicial

Você é um palhaço?

Blog

Assinar RSS

Brogando!

ACORDA

Por Administrador na quinta-feira, 28 de setembro de 2017 às 0:37

Os Palhaços do Grupo Trampulim em um tragicômico espetáculo de terror

 

Direção: Paula Manata
Gênero: Palhaço
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: 12 anos

 

 

O espetáculo ACORDA estreou em maio deste ano fazendo 5 apresentações de casa cheia no CCBB de Belo Horizonte. Desta vez, o TRAMPULIM fará uma nova série de quatro apresentações na cidade, sendo recebidos nas sedes de outros grupos cênicos:  ZAP18 (30 Set), Instituto HAHAHA (06 Out), Espaço Aberto Pierrot Lunar (14 Out) e Teatro Espanca! (21 Out).  Todas as apresentações são gratuitas.

 

 

Em cena, os palhaços Benedita, Conselhos, Socorro e Sabonete dividem a mesma casa. Eles compartilham naquele espaço suas rotinas, manias, temores, bons e maus humores. “Buscamos trabalhar ali a idéia de que tempo e espaço tem movimentos e direções diferentes para cada indivíduo, mesmo que estejam no mesmo espaço e que sejam vistos ao mesmo tempo pelo público”, analisa Poliana Tuchia (Palhaça Socorro).Ali estão as personagens num lar seguro, mas também onde podem se sentir confinados e vulneráveis. Esses sentimentos se entrecortam num delírio coletivo revelador de algumas questões dos próprios atores que convidam o público a rir de suas tragédias. Afinal, são palhaços.Apesar de não ser proibido para crianças, o grupo escolheu a classificação indicativa para maiores de 12 anos. “Sentimos que o espetáculo pode funcionar para todas as faixas etárias, mas este é só o começo da vida deste espetáculo cuja linguagem e temática são bem diferentes do que historicamente trabalhamos”, explicou Adriana Morales (Palhaça Benedita).

Sedes de Grupos de Teatro

A escolha dos locais para as apresentações se deu pela importância que as sedes têm para a sobrevivência das arte cênicas em Belo Horizonte e pela dificuldade de sobrevivência delas próprias como espaços culturais. São espaços de formação de novos atores, acrobatas, bailarinos, performers e músicos. Abrigam apresentações, exposições, residências criativas em diversas linguagens artísticas e, portanto, lugares para a reflexão cultural na cidade. O coordenador de projeto especiais do Instituto HAHAHA, Eliseu Custódio comentou sobre a parceria com este projeto. 

“A visita do Grupo Trampulim na sede do Instituto HAHAHA e Café Teatro Ideal será bem mais que uma divertida noite artística, será na verdade um ato político cultural de expansão de parceria. Se visitar hoje em dia é tão raro, imagina visitar levando um espetáculo? Entregar o que você faz de melhor? Estamos felizes por receber nossos amigos parceiros com esse belo espetáculo. É muito importante que os grupos de teatro se fortaleçam mutuamente, pois são muitos os desafios para a sobrevivência artística”.

 

 

Acorda no ZAP 18:
Data do espetáculo: 30/09
Horário: 20hrs
Local: R. João Donada, 18 – Santa Terezinha, Belo Horizonte

Acorda no Instituto HAHAHA
Data: 07/10
Horário: 20hrs
Local: R. Estrela do Sul, 126 – Santa Teresa, Belo Horizonte

 

 

Acorda no Espaço Aberto Pierrot Lunar
Data: 14/10
Horário: 20hrs
Local:  R. Ipiranga, 137 – Floresta, Belo Horizonte 

 

 

Acorda no Teatro Espanca!
Data: 21/10
Horário: 20hrs
Local: R. Aarão Réis, 542 – Centro, Belo Horizonte

>> Retirada de ingressos: Uma hora antes das apresentações

0 comentários

Deixe um comentário

Presença Online